As psicopedagogas que estão iniciando agora no mercado possuem uma enorme dúvida: como abrir meu próprio espaço psicopedagógico?
Afinal, não é algo fácil abrir um consultório do zero quando não se possui experiência na área.
Foi pensando nisso que eu resolvi trazer esse artigo mostrando quais são as principais dicas para que você possa abrir o seu próprio consultório psicopedagógico, começando hoje mesmo.
Não deixe de acompanhar esse texto até o final para saber tudo a respeito desse assunto!
1- Planejamento
A primeira dica para abrir meu próprio espaço psicopedagógico é fazer um bom planejamento, pois qualquer negócio necessita ser bem pensado para que seja executado da melhor forma.
É muito importante que você possa criar um plano de negócios que irá lhe permitir ter uma visão que seja mais ampla a respeito do seu consultório e do mercado onde irá atuar.
Por exemplo, no planejamento do seu consultório será possível determinar todos os serviços que irá prestar dentro da área da psicopedagogia.
Esse planejamento também precisa considerar a questão financeira do seu consultório, bem como os recursos humanos que poderão fazer toda a diferença no desenvolvimento do seu espaço.
O planejamento, na questão financeira, deve listar o investimento que será realizado para comprar materiais, equipamentos e o aluguel do espaço, apenas para citar alguns dos custos que o seu espaço terá.
O fato é que tentar iniciar o seu consultório psicopedagógico sem realizar um bom planejamento poderá colocar tudo a perder.
Você não precisa apenas saber onde quer chegar, mas também como alcançar o seu objetivo e isso é feito com um bom plano de negócios.
2- Local
A próxima dica sobre como abrir meu próprio espaço psicopedagógico é escolher o local onde será o seu consultório.
Não há como negar que a localização faz uma grande diferença no sucesso de um consultório, mas é preciso que o local tenha um custo que esteja de acordo com as suas possibilidades financeiras.
Assim, leve em consideração todos esses fatores no momento de buscar um local para abrir o seu espaço psicopedagógico:
- O preço do aluguel do local
- A compatibilidade do local e da região com o seu público-alvo
- A visibilidade do local (quanto mais central, melhor)
- O conforto, a segurança e a acessibilidade para os pacientes
Esses pontos podem ser cruciais para o sucesso do seu novo espaço psicopedagógico.
3- Materiais
A terceira dica que você deve conhecer sobre como abrir meu próprio espaço psicopedagógico é a compra dos materiais para o consultório.
Os materiais para um consultório psicopedagógico envolvem os mais diferentes objetivos, como é o caso daqueles gerais para montagem do espaço.
Exemplos de materiais para o seu espaço são mesas, cadeiras, prateleiras ou armários, caixas, computadores, impressoras, sofás/poltronas, e ainda outros.
Na questão de outros materiais para serem usados durante a prática clínica, podem ser citados:
- Papéis (A4 e coloridos)
- Canetas coloridas
- Lápis de cor
- Tinta guache
- Giz
- Jogos (como quebra-cabeça, jogo da memória, jogo de alfabeto e de palavras, blocos de construção, entre muitos outros)
Além disso, ainda podem ser citados materiais para intervenção psicopedagógica:
- Materiais para anamnese do paciente
- Jogos para avaliação de habilidades
- Livros a respeito das mais diferentes temáticas
Materiais para avaliação psicodiagnóstica, como:
- Testes
- Avalições
- Provas piagetianas
Com todos os materiais listados, você então poderá abrir seu próprio espaço psicopedagógico da forma mais completa possível, de modo a atender um público diverso e com diferentes abordagens.
Leia Também: 25 Materiais para começar um Consultório Psicopedagógico
4- Visão empreendedora
A última dica para você profissional que quer saber como abrir meu próprio espaço psicopedagógico é possuir uma visão empreendedora.
Infelizmente, muitas pessoas realmente não possuem essa visão e por isso nunca dão o passo a mais que é necessário para abrir o próprio consultório.
Apenas as pessoas que são empreendedoras é que veem em sua profissão a oportunidade de ter um negócio próprio e ser o próprio chefe, conseguindo fazer o nome no mercado e expandindo muito o espaço profissional futuramente.
Sendo assim, essa visão é importante para que você não só consiga dar início ao seu negócio, mas também que o faça crescer de forma eficaz.
Conclusão
Como você viu aqui, muitas profissionais da psicopedagogia desejam começar um negócio próprio, mas a maior parte não sabe o que é necessário para conseguir abrir o seu espaço ou consultório.
Neste texto, eu lhe mostrei as dicas mais importantes não só para abrir, mas para montar da forma certa o seu espaço psicopedagógico, o que irá fazer muita diferença para atrair mais pacientes.
Se você realmente quer aprender tudo sobre como iniciar o seu consultório, então eu te recomendo o meu Treinamento Meu Consultório na Prática, que lhe ensinará tudo para montar o seu espaço:
E então? O que achou destas 4 dicas para abrir meu próprio espaço psicopedagógico? Se gostou não deixe de compartilhar com seus amigos na sua rede social favorita.
E se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Um beijo enorme e até o próximo artigo!
Deixe um comentário