Saber como é feita uma avaliação psicopedagógica é algo muito importante para os pais de crianças que possuem alguma dificuldade de aprendizagem ou mesmo algum transtorno.
Isso permite a eles entenderem exatamente como a mesma é realizada, passo a passo, e como ela irá auxiliar a criança a ter melhoras com os problemas que enfrenta.
O objetivo desse artigo é justamente mostrar o que há de mais importante a respeito de como é feita uma avaliação psicopedagógica, demonstrando os passos principais realizados durante esse processo.
Não deixe de acompanhar esse texto até o final para ficar por dentro de tudo a respeito desse assunto.
Vamos lá!
O que é uma avaliação psicopedagógica?
Vou começar explicando o que é uma avaliação psicopedagógica, que é uma investigação a respeito do caminho da aprendizagem de uma criança.
Ela é realizada por um psicopedagogo, que deve fazer uso das técnicas e métodos necessários para obter um entendimento completo sobre o paciente.
O objetivo dessa avaliação deve ser sempre entender qual é a origem da dificuldade que uma criança apresenta quanto à aquisição do conhecimento.
Assim, todo o processo dependerá do conceito avaliativo que foi criado pelo profissional que é responsável por ele.
Por meio de uma avaliação psicopedagógica, portanto, o profissional poderá entender o porquê de aquela criança com um transtorno não conseguir desenvolver o seu aprendizado como deveria.
Os recursos que são utilizados em uma avaliação por um psicopedagogo são:
- Entrevista com os pais da criança
- Entrevista com o professor (apenas quando for o caso)
- Sessões de conversas livres com os pacientes
- Sessões com entrevistas estruturas
- Aplicação de testes padronizados
- Uso de técnicas investigativas
Como é feita uma avaliação psicopedagógica?
Antes de qualquer coisa, é preciso entender que uma avaliação psicopedagógica deve sempre adequar-se às necessidades e às especificidades de cada paciente.
Por mais que as crianças sejam diferentes e por isso haja distinções em uma avaliação, há diversos pontos que coincidem em todas elas.
Assim, o objetivo aqui é demonstrar quais são os passos utilizados por um psicopedagogo durante uma avaliação com um paciente.
Uma avaliação psicopedagógica deve iniciar com a observação lúdica do paciente (criança), através da qual será possível:
- Fazer os primeiros levantamentos de hipóteses
- Definir quais serão as linhas de investigação
- Realizar a escolha dos instrumentos a serem utilizados
Depois dessa primeira parte, a próxima deve focar no planejamento e na aplicação das provas junto à criança, enquanto que o terceiro passo é o uso dos instrumentos formais para a avaliação.
Para a área cognitiva, podem ser usadas as seguintes provas:
- Provas projetivas psicopedagógicas
- Provas Piagetianas
- Provas psicométricas (esse tipo de ferramenta é de uso exclusivo dos profissionais que também possuem formação em psicologia)
Na área afetiva, deverão ser utilizadas as provas projetivas psicopedagógicas, enquanto que na área funcional poderão ser usados: aspectos psicomotores, sensoriais e de linguagem.
É preciso também usar, em uma avaliação psicopedagógica, conceitos básicos para entender quais são as habilidades acadêmicas que a criança possui, como:
- Escrita
- Leitura
- Uso da matemática
A partir disso é que é possível fazer o 2º levantamento de hipóteses e de investigação para que o profissional realize uma avaliação mais aprofundada do perfil do paciente.
Outros pontos importantes que o profissional leva em consideração no momento de uma avaliação psicopedagógica de uma criança são:
- A história de vida ou anamnese do paciente
- Um levantamento a respeito dos dados escolares da criança
- Entrevista com os profissionais da escola onde a criança estuda
- Uma análise a respeito do material escolar que é usado pelo paciente
O próximo passo que o profissional dá na avaliação é realizar provas e testes complementares, como:
- A análise da expressão plástica da criança
- O desempenho da análise das provas que foram feitas anteriormente
- Os exames clínicos que são complementares
- A análise de tarefas
Com isso, o psicopedagogo então faz uma análise geral de todos os resultados obtidos e chega até uma conclusão de hipótese diagnóstica do paciente.
A partir disso, ele realiza então uma devolutiva e pode conversar com os pais a respeito de quais são os problemas que podem estar interferindo no processo de aprendizagem da criança.
Conclusão
Como você viu, é importante para os pais entenderem como é realizada uma avaliação psicopedagógica de uma criança com algum transtorno, de modo que seja possível compreender o que pode estar trazendo dificuldades para ela no aprendizado.
Neste texto, eu lhe mostrei exatamente como é feita essa avaliação, levando-se em consideração um passo a passo bastante explicativo de todo o processo.
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Um beijo enorme e até o próximo artigo!
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