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Como é feita uma Avaliação Psicopedagógica?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por Gerlane Muniz
em 22/02/2021

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Saber como é feita uma avaliação psicopedagógica é algo muito importante para os pais de crianças que possuem alguma dificuldade de aprendizagem ou mesmo algum transtorno.

Isso permite a eles entenderem exatamente como a mesma é realizada, passo a passo, e como ela irá auxiliar a criança a ter melhoras com os problemas que enfrenta.

O objetivo desse artigo é justamente mostrar o que há de mais importante a respeito de como é feita uma avaliação psicopedagógica, demonstrando os passos principais realizados durante esse processo.

Não deixe de acompanhar esse texto até o final para ficar por dentro de tudo a respeito desse assunto.

Vamos lá!

O que é uma avaliação psicopedagógica?

Vou começar explicando o que é uma avaliação psicopedagógica, que é uma investigação a respeito do caminho da aprendizagem de uma criança.

Ela é realizada por um psicopedagogo, que deve fazer uso das técnicas e métodos necessários para obter um entendimento completo sobre o paciente.

O objetivo dessa avaliação deve ser sempre entender qual é a origem da dificuldade que uma criança apresenta quanto à aquisição do conhecimento.

Assim, todo o processo dependerá do conceito avaliativo que foi criado pelo profissional que é responsável por ele.

Por meio de uma avaliação psicopedagógica, portanto, o profissional poderá entender o porquê de aquela criança com um transtorno não conseguir desenvolver o seu aprendizado como deveria.

Os recursos que são utilizados em uma avaliação por um psicopedagogo são:

  • Entrevista com os pais da criança
  • Entrevista com o professor (apenas quando for o caso)
  • Sessões de conversas livres com os pacientes
  • Sessões com entrevistas estruturas
  • Aplicação de testes padronizados
  • Uso de técnicas investigativas

Como é feita uma avaliação psicopedagógica?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que uma avaliação psicopedagógica deve sempre adequar-se às necessidades e às especificidades de cada paciente.

Por mais que as crianças sejam diferentes e por isso haja distinções em uma avaliação, há diversos pontos que coincidem em todas elas.

Assim, o objetivo aqui é demonstrar quais são os passos utilizados por um psicopedagogo durante uma avaliação com um paciente.

Uma avaliação psicopedagógica deve iniciar com a observação lúdica do paciente (criança), através da qual será possível:

  • Fazer os primeiros levantamentos de hipóteses
  • Definir quais serão as linhas de investigação
  • Realizar a escolha dos instrumentos a serem utilizados

Depois dessa primeira parte, a próxima deve focar no planejamento e na aplicação das provas junto à criança, enquanto que o terceiro passo é o uso dos instrumentos formais para a avaliação.

Para a área cognitiva, podem ser usadas as seguintes provas:

  • Provas projetivas psicopedagógicas
  • Provas Piagetianas
  • Provas psicométricas (esse tipo de ferramenta é de uso exclusivo dos profissionais que também possuem formação em psicologia)

Na área afetiva, deverão ser utilizadas as provas projetivas psicopedagógicas, enquanto que na área funcional poderão ser usados: aspectos psicomotores, sensoriais e de linguagem.

É preciso também usar, em uma avaliação psicopedagógica, conceitos básicos para entender quais são as habilidades acadêmicas que a criança possui, como:

  • Escrita
  • Leitura
  • Uso da matemática

A partir disso é que é possível fazer o 2º levantamento de hipóteses e de investigação para que o profissional realize uma avaliação mais aprofundada do perfil do paciente.

Outros pontos importantes que o profissional leva em consideração no momento de uma avaliação psicopedagógica de uma criança são:

  • A história de vida ou anamnese do paciente
  • Um levantamento a respeito dos dados escolares da criança
  • Entrevista com os profissionais da escola onde a criança estuda
  • Uma análise a respeito do material escolar que é usado pelo paciente

O próximo passo que o profissional dá na avaliação é realizar provas e testes complementares, como:

  • A análise da expressão plástica da criança
  • O desempenho da análise das provas que foram feitas anteriormente
  • Os exames clínicos que são complementares
  • A análise de tarefas

Com isso, o psicopedagogo então faz uma análise geral de todos os resultados obtidos e chega até uma conclusão de hipótese diagnóstica do paciente.

A partir disso, ele realiza então uma devolutiva e pode conversar com os pais a respeito de quais são os problemas que podem estar interferindo no processo de aprendizagem da criança.

Conclusão

Como você viu, é importante para os pais entenderem como é realizada uma avaliação psicopedagógica de uma criança com algum transtorno, de modo que seja possível compreender o que pode estar trazendo dificuldades para ela no aprendizado.

Neste texto, eu lhe mostrei exatamente como é feita essa avaliação, levando-se em consideração um passo a passo bastante explicativo de todo o processo.

Sendo assim, agende hoje mesmo uma avaliação para o seu filho clicando aqui!

Gostou do artigo de hoje sobre como é feita uma avaliação psicopedagógica? Então não se esqueça de compartilhar esse post com seus amigos.

E se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Um beijo enorme e até o próximo artigo!

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8 Comentários

  • Andreia Francisco de Araújo disse:

    O referido artigo menciona somente a avaliação Psicopedagógica e a avaliação Neuropsi copedagógica. Estou em busca dessa informação.

    1. Gerlane Muniz disse:

      Olá Andreia! A avaliação psicopedagógica e neuropsicopedagógica têm algumas diferenças, mas no geral, os processos são bastante semelhantes. O artigo oferece uma boa base para entender ambas, então você pode utilizá-lo como referência. Se precisar de mais informações ou detalhes específicos sugiro que agende uma supervisão para entender melhor os processos.

  • André Lima disse:

    Sou estudante de Pós graduação em neuropsicopedagogia e estou concluindo o curso realizando o estágio supervisionado em uma instituição de educação publica. Vcs teriam algum programa de estágio e ou algum processo de treinamento para estudantes?

    1. Gerlane Muniz disse:

      Olá André, no momento ainda não, quem sabe futuramente! Obrigada pelo seu contato!!

  • Andréa Batista Santos disse:

    Boa tarde.

    Poderia falar mais sobre as Provas Piagetianas?

    Desde já agradeço.

    1. Gerlane Muniz disse:

      Olá Andréa, nesse outro link falo mais sobre as Provas Piagetianas: https://gerlanemuniz.com.br/como-aplicar-as-provas-piagetianas/
      Dê uma olhada, tenho certeza que irá te ajudar!

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