Muitas Psicopedagogas que estão iniciando no mercado e querem montar seu próprio espaço buscam saber quais são os materiais para começar um consultório psicopedagógico.
Mas quais materiais são mais importantes para iniciar seu espaço de atendimento? Para que eles servem dentro de um consultório de uma profissional de psicopedagogia?
O meu objetivo é deixar bem claro porque você deve investir em alguns materiais quando estiver iniciando o seu próprio espaço profissional, mas que a maior parte das pessoas que começam agora ainda não sabem.
E é exatamente isso que eu vou te mostrar a partir de agora, nesse artigo completo sobre o tema.
Acompanhe!
Materiais básicos
Vamos começar pelo que há de mais básico em termos de materiais que realmente são necessários para um consultório psicopedagógico.
Esses materiais, aliás, pode-se dizer que são indicados para consultórios de qualquer segmento, pelo menos uma parte deles.
Veja a lista a seguir para saber quais são os mais básicos materiais para começar um consultório psicopedagógico:
- Lápis
- Lápis de cor
- Caneta
- Papel A4
- Pincéis
- Apontador
- Borracha
- Tinta guache
- Papel colorido
- Tesoura sem ponta (importante esse detalhe)
- Cola
- Grampeador
- Carimbo contendo o seu número de CBO
Materiais para ajudar na organização
Após conhecer quais são os materiais mais básicos que todo consultório psicopedagógico que está começando necessita ter, o próximo passo é saber quais os que vão te ajudar bastante na sua organização.
São materiais também bem simples, mas que fazem uma grande diferença para que você possa organizar-se, principalmente em questão de documentos.
Os materiais são:
- Etiquetas
- Pastas (para separar e guardar as fichas e as atividades de cada paciente)
- Caixas ou suporte onde as pastas serão guardadas
- Armário ou prateleiras para colocar diversos materiais (como os básicos vistos anteriormente)
Materiais importantes para aprendizado e prática
Existem alguns materiais que fazem toda a diferença para que você possa usar para estar atualizando-se e aprendendo cada vez mais, como é o caso dos livros, e outros para serem utilizados na prática com os pacientes.
Veja uma lista com os principais dessa categoria:
- Livros sobre psicopedagogia (com temas específicos)
- Fichas para que você possa planejar as atividades dos seus pacientes
- Caixas de provas operatórias
- Jogos básicos para usar com os pacientes (como quebra-cabeças, dominó e jogo da memória, por exemplo)
- Teste das Matrizes Progressivas Coloridas Raven
- Teste Columbia de Maturidade Mental
- Material para anamnese: entrevista semi-estruturada; formulários; fichas de avaliação e acompanhamento
Sistema de gestão para Profissionais de Psicopedagogia
Não há como falar em materiais para começar um consultório psicopedagógico sem citar a necessidade de um bom sistema de gestão.
Os profissionais de qualquer área que deixam de fazer uma gestão de qualidade acabam tendo enormes problemas, seja porque perdem muito tempo ou porque acabam perdendo pacientes, que não mais retornam ao consultório.
Isso tudo pode ser solucionado da melhor forma se forem utilizadas ferramentas que ajudem a melhorar a gestão e essa é justamente a finalidade de um sistema desse tipo.
Com uma boa plataforma de gestão, você poderá realizar ações que antes demoravam muito e não traziam os resultados esperados, como:
- Cadastro dos seus pacientes (o que ajuda inclusive no controle de atendimentos)
- Atendimentos (você pode rapidamente iniciar um novo atendimento, agendas novas consultas e fazer outras ações)
- Testes pedagógicos que podem ser realizados com seus pacientes (o que permite que você tenha a disposição diversas possibilidades para diferentes sessões)
- Geração de documentos (como laudos, relatórios e outros mais) com muito mais facilidade e em menos tempo, além da maior segurança para guardá-los
- Controle financeiro (para permitir que você realize uma excelente gestão financeira do seu consultório, o que é sempre essencial para qualquer profissional)
Com isso, fica claro que um material de gestão é de extrema importância para a operação do seu espaço e é claro que pra quem está apenas começando fica complicado contratar um sistema assim, eu entendo.
Mas não deixe de fazer a gestão do seu negócio, mesmo que com ferramentas simples como as próprias ferramentas do Office como o Word e o Excel e assim que o consultório estiver trazendo retorno não deixe de contratar um Sistema de Gestão Eficiente para seu Novo Espaço Psicopedagógico.
Inclusive, neste outro artigo, eu dou 4 Dicas de Ouro para você que quer abrir seu próprio espaço psicopedagógico. Você pode conferi-lo clicando aqui.
Conclusão
Como você viu aqui, há alguns materiais para começar um consultório psicopedagógico que todo profissional deve saber, para assim garantir que o seu espaço de trabalho, pelo menos para o início, estará completo.
Neste texto, eu mostrei quais são os materiais principais, que vão desde aqueles mais básicos até os que ajudam a realizar uma melhor gestão do consultório em termos gerais.
Mas se você realmente quer saber Como Montar um Consultório de Psicopedagogia na prática, então é preciso fazer um treinamento na área.
E o melhor que existe na atualidade é o Treinamento Meu Consultório na Prática para Psicopedagogos. No banner abaixo você pode conhecer melhor esse Treinamento:
Em um outro artigo eu falo mais sobre esse Treinamento e como ele funciona. Se você preferir pode conferi-lo através do link abaixo:
Agora me diz? Gostou do artigo de hoje sobre os 25 materiais para começar um consultório psicopedagógico? Se sim, não deixe de compartilhar com seus amigos através das suas redes sociais preferidas!
E se caso você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Um beijo enorme e até o próximo artigo!
Deixe um comentário