Qualquer profissional, assim que termina a graduação, tem muitas dúvidas a respeito de quais são os próximos passos a seguir, e isso não é diferente com quem se forma em psicopedagogia.
Após a formação e com o diploma em mãos, quais são os primeiros passos para começar a atuar dentro da área?
Pensando em ajudar você que está nessa situação, eu resolvi trazer esse artigo para mostrar tudo sobre os passos que se deve dar após a sua graduação finalizada.
Acompanhe!
Abrir o próprio negócio é o principal passo
Sem nenhuma dúvida, muitas pessoas que se formam em psicopedagogia desejam abrir o seu próprio consultório, sendo então um profissional autônomo com um espaço apenas seu.
Entretanto, também é verdade que a maior parte das pessoas que tem esse desejo acaba desistindo por acreditarem que não irão obter sucesso dessa forma.
Aqui eu vou mostrar para você como é possível sim iniciar o seu próprio espaço psicopedagógico após se formar, desde que seja realizado um bom planejamento.
O primeiro passo sobre como abrir o seu próprio negócio para atuar na área da psicopedagogia é fazer um bom planejamento.
É preciso que você tenha em mente algumas questões que precisam ser respondidas, como:
- Realmente é o seu desejo fazer o investimento em um espaço próprio?
- Você tem meios para investir nele?
- Está disposta a assumir os riscos?
Se as suas respostas forem todas positivas, então o próximo passo é estudar bem o mercado de atuação dentro da cidade e estado onde você vai atuar.
Planejamento acima de tudo
Primeiramente, você deve realizar uma pesquisa de mercado ampla, para isso pode visitar clínicas da região, saber valores dos preços de consultas, o tempo de duração das sessões e se são aceitos planos de saúde.
Essas informações são essenciais para que no momento de abrir o seu consultório, você possa colocar tudo em prática sabendo como agir para conseguir captar mais clientes.
O próximo passo é fazer uma lista dos materiais que deverão fazer parte do seu consultório e pesquisar os preços deles, para ter um orçamento em mãos.
É preciso então procurar um local onde o seu consultório pedagógico será, que deverá estar de acordo com a sua realidade financeira inicial e sendo um local seguro e de fácil acesso para os pacientes.
Você então deve organizar o material que irá utilizar nas avaliações psicopedagógicas, e depois buscar por um contador que irá lhe ajudar com as questões tributárias e legais.
Com tudo isso, você então deve organizar os seus horários de trabalho e então começar a divulgar o seu espaço próprio, para conseguir atrair clientes.
Opções de atuação da Psicopedagogia: Conheça outras
Para quem acabou de se formar em psicopedagogia e não deseja abrir um consultório próprio, essa não é a única opção viável.
É possível, por exemplo, trabalhar em clínicas como um profissional contratado, de modo que você esteja recebendo por cada consulta que realiza (nesses casos, em geral, uma comissão é paga para a clínica responsável pelos atendimentos).
Caso você não queira atuar na área clínica, já que essa é uma profissão com um vasto campo, é possível optar pela atuação institucional, ou seja, nas instituições de ensino para auxiliar os alunos com dificuldades de aprendizagem.
Há muitas profissionais formadas na área que preferem a área escolar, onde irá atuar na melhoria da aprendizagem e do processo educativo de crianças, de jovens e também de adultos.
O objetivo é garantir que os alunos possam assimilar os conteúdos que lhes são ensinados, tendo então a oportunidade de desenvolver:
- A inteligência
- A imaginação
- O raciocínio
- A criatividade
É papel do psicopedagogo descobrir quais são as dificuldades existentes para o aluno e que possam estar atrapalhando ele no desempenho escolar.
Existem muitas psicopedagogas que começam trabalhando no âmbito institucional e depois partem para a atuação na área clínica, quando já conseguiram desenvolver mais o seu nome no mercado.
Essa então é uma ótima opção para você que ainda está em dúvida sobre qual área escolher, de modo que possa atuar nas duas e tomar sua decisão de forma mais assertiva.
Conclusão
Como você viu aqui, muitos profissionais da psicopedagogia enfrentam enormes dúvidas sobre quais são os primeiros passos para atuar logo após a formação no curso.
Neste texto, eu te mostrei diversas dicas de passos que podem ser dados na sua carreira profissional depois da graduação, com ênfase na atuação em um espaço próprio (consultório).
Para saber mais sobre como abrir o seu consultório, eu recomendo fazer o Treinamento Meu Consultório na Prática.
Se quiser saber mais a respeito deste treinamento, basta clicar aqui ou no botão abaixo:
Gostou do artigo de hoje sobre quais os primeiros passos para atuar após a formação em psicopedagogia?
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que irei te responder o mais breve possível!!
Um beijo enorme e até o próximo post!!
Deixe um comentário