O Modelo Denver de Intervenção a cada ano que passa ganha mais atenção dos profissionais que trabalham com crianças com autismo.
No ano de 2012, o modelo foi considerado, pela Revista Times, como sendo uma das top 10 descobertas da área médica.
Isso mostra que essa intervenção possui comprovação científica, o que deixa bastante claro a sua eficácia e segurança para ajudar o seu filho.
Pensando em tudo isso, eu resolvi trazer esse artigo mostrando o que é o Modelo Denver, qual a importância e os benefícios proporcionados por ele.
Acompanhe esse texto até o final para saber tudo sobre esse assunto!
O que é o modelo Denver?
O Modelo Denver de Intervenção trata-se de um dos mais usados métodos para o tratamento de crianças com autismo.
Como mencionado anteriormente, a revista Times o considerou como sendo uma das maiores descobertas dentro da área médica no ano de 2012.
Ele é bastante conhecido por ser uma abordagem de intervenção que realmente é comprovada cientificamente, tendo resultados que comprovam que os sintomas são melhorados quando o método é aplicado corretamente.
Esse método foca nos marcos do “Desenvolvimento Típico” de uma criança, por isso mesmo ele tem como finalidade principal estar estimulando o paciente com autismo por meio de brincadeiras, para assim desenvolver a motivação e a liderança.
O Modelo Denver deve ser aplicado em crianças com autismo que tenham a partir de 2 a 3 anos, e é indicado para aquelas com até 5 anos de idade.
Qual é a importância dele?
A importância do Modelo Denver está no fato de que por meio dele é possível fazer uma intervenção de forma precoce nas crianças que são diagnosticadas com algum tipo de espectro de autismo.
Além disso, esse método mantém o foco no chamado caráter desenvolvimentista, que visa estabelecer nas crianças os domínios de determinadas habilidades que são essenciais para que elas sejam mais autônomas.
Ainda pode ser citada como sendo um fato de importância nesse tipo de método a questão do ensino da comunicação e da linguagem dentro de uma relação positiva, sendo ela sempre baseada no afeto.
Como é aplicado o Modelo Denver?
Explicado o que é e a importância do Modelo Denver, vamos falar agora de forma resumida sobre como se dá a sua aplicação.
A intervenção com esse método sempre começa com uma avaliação inicial que deve ser feita com um especialista no Modelo Denver.
Por meio dessa avaliação, ele poderá estipular quais são as áreas nas quais há algum atraso no desenvolvimento da criança e assim traçar os objetivos para conseguir os resultados esperados.
Dentro desse modelo, é muito importante estar orientando os pais, principalmente para que eles possam entender como é possível estimular a criança no dia a dia nas competências necessárias.
Os pais que dominam também essa intervenção podem aumentar as possibilidades de bons resultados para os seus filhos, por isso mesmo ela também deve ser realizada em casa com o auxílio deles.
Leia Também: Você sabe o que é Terapia ABA? Descubra os benefícios
Benefícios do Modelo Denver pode trazer para uma criança Autista
E quais são os benefícios que se pode alcançar para uma criança autista com o uso do Modelo Denver?
Ao longo desse texto, nós já comentamos rapidamente sobre as vantagens que o método proporciona, mas agora iremos focar melhor nesses benefícios para entender porque ele é tão indicado.
Assim, a seguir veja uma lista completa com os principais benefícios do Modelo Denver para uma criança autista:
- Sintomas reduzidos do espectro autista
- Aprimoramento das habilidades de aprendizado e de linguagem
- Melhora do comportamento adaptativo
- Melhora da atividade cerebral que está associada às habilidades de comunicação e as sociais
- Introdução de elementos positivos de intervenção comportamental
- Estabelecimento de um modelo que é abrangente em termos de intervenção precoce, envolvendo também a família (que é parte fundamental dentro do processo de intervenção)
- É um método comprovado cientificamente quanto à sua eficácia
Com tudo isso, fica muito claro que esse modelo é muito importante para ajudar crianças com autismo a desenvolverem-se por meio de uma intervenção de forma precoce.
Conclusão
Como você viu aqui, o Modelo Denver de Intervenção é um dos mais indicados para crianças com autismo, tendo sido considerado pela revista Times como uma das maiores descobertas médicas quando surgiu.
Neste texto, eu te mostrei exatamente o que é esse modelo, a importância dele, como o mesmo pode ser aplicado e ainda todos os benefícios para uma criança autista.
Se quiser obter resultados realmente positivos com o Modelo Denver, agende agora mesmo sua consulta comigo se você for de Fortaleza e Região clicando aqui, se não for, procure por um profissional capacitado.
Gostou do artigo de hoje sobre o que é o Modelo Denver de Intervenção e como isso pode ajudar o seu filho? Então não deixe de compartilhar com seus amigos nas suas redes sociais preferidas
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Um beijo enorme e até o próximo artigo!
Deixe um comentário