A Terapia ABA trata-se de um tipo de tratamento que é bastante indicado para crianças autistas, sendo considerado o único realmente comprovado cientificamente.
Mas o que exatamente compreende esse tratamento? Quais são os benefícios proporcionados por ele para as crianças com autismo?
Isso é o que eu irei lhe mostrar, a partir de agora, nesse artigo completo sobre esse importante assunto.
Aqui você verá como tão essencial quanto um tratamento voltado para crianças com autismo, é importantíssimo contar com um profissional da área para aplicá-lo da forma certa e levando em consideração as individualidades de cada paciente.
Acompanhe o texto até o final para saber mais!
O que é a Terapia ABA?
Para começar a explicar o que é essa terapia, vamos mostrar o que significa a sigla ABA.
Ela é a abreviação de Applied Behavior Analysis, o que em português é “Análise do Comportamento Aplicado”
A ABA costuma ser definida, quando ela é aplicada com crianças autistas, como sendo uma “aprendizagem sem erro”.
O foco principal da Terapia ABA é estar trabalhando para reforçar os comportamentos positivos da criança, sendo ela considerada como o único tratamento realmente eficaz com comprovação científica.
De forma geral, a descrição desse tratamento pode ser feita dizendo que ela envolve o ensino de forma intensiva e de maneira individualizada das habilidades que são necessárias para que uma criança autista adquira uma maior independência, e assim possa ter uma maior qualidade de vida.
As habilidades que são trabalhadas dentro dessa terapia envolvem, principalmente, comportamentos da criança autista, como:
- Os ditos comportamentos acadêmicos, como os que envolvem os pré-requisitos para que a criança possa ler, escrever e realizar cálculos matemáticos
- Os comportamentos sociais, como a comunicação funcional e também o contato visual
- Os comportamentos que necessitam ser reduzidos, como os agressivos, as autolesões, as agressões verbais e ainda as estereotipias
Agora que nós pudemos ver do que se trata a terapia ABA, é hora de saber mais sobre quais são os benefícios proporcionados por ela.
Quais benefícios ela pode trazer para crianças com Autismo
Primeiramente, podemos falar em termos de benefícios sobre como essa terapia pode ser realizada tanto dentro do ambiente doméstico quanto na clínica médica, o que é muito positivo.
Esse tratamento pode ser dividido em quatro etapas, que são:
- A avaliação da criança
- O momento em que se traçam os objetivos do tratamento
- A realização dos programas de ensino
- Os registros dos resultados alcançados com o tratamento
A intervenção por meio da terapia ABA deverá ser feita todos os dias, por no mínimo 2 horas diárias, sempre buscando estimular e ensinar mais a criança com situações do dia a dia.
A partir daí será possível obter os outros benefícios desse tratamento, como:
- Aumentar a autonomia das crianças com autismo
- Melhorar a interação social e familiar dessas crianças
- Estar aperfeiçoando o desenvolvimento das atividades diárias que ela realiza
- Desenvolvimento de diversas habilidades: contato visual e escrita, comunicação, comportamento social, autocuidado, imitação vocal, motora e social, e capacidade de fazer pedidos
Com tudo isso, é possível que mesmo sem haver uma cura para o autismo, a criança que possui o transtorno possa ter uma enorme melhora em termos de qualidade de vida e nos sintomas.
O melhor de tudo é que essa terapia é extremamente eficaz, basta observar os resultados dos estudos que demonstram que quase 80% das pessoas que passam pela Terapia ABA com autismo apresentam uma ótima evolução.
Assim, o tratamento acaba por proporcionar uma excelente qualidade de vida para as crianças com autismo.
Entretanto, é sempre importante ressaltar alguns pontos essenciais para assim garantir um resultado muito mais eficaz.
O primeiro é que cada caso é único, por isso o tratamento deve ser personalizado e aprimorado para cada paciente.
Além disso, ainda é essencial deixar bem claro que apenas um profissional capacitado é que poderá aplicar esse tratamento de forma a se conseguir os resultados positivos que se quer alcançar.
Leia também sobre o Modelo Denver de Intervenção Clicando Aqui!
Conclusão
Como você pôde ver, é muito importante conhecer tratamentos que ajudem a melhorar a qualidade de vida de crianças com autismo, como é o caso da Terapia ABA, e mais do que isso, aplicá-los da forma certa.
Neste texto, eu te mostrei tudo a respeito desse tratamento, considerado como o único eficaz do ponto de vista científico, não só falando sobre como ele deve ser aplicado, mas principalmente apontando seus benefícios.
Assim, você pôde conhecer tudo aquilo que ele pode proporcionar para um paciente, desde que seja realizado por um profissional da área.
Se você for de Fortaleza e Região, você pode agendar um horário comigo para darmos inicio a Terapia ABA do seu pequeno clicando aqui. Se não for, procure por uma excelente terapeuta ABA da sua região.
E então? Gostou do artigo de hoje sobre a terapia ABA e seus benefícios? Se curtiu, não se esqueça de compartilhar com seus amigos que também precisam ler sobre esse Tema nas suas redes sociais preferidas.
Se você ficou com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a abaixo nos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Um beijo enorme e até o próximo artigo!
Deixe um comentário